Um dos traços bem marcantes da Pós Modernidade, para ser mais claro - da nossa contemporaneidade; é a exposição do indivíduo. Todo mundo quer ser famoso - quer se mostrar..........
Quer ser admirado............ quer ser paparicado............ Como se o indivíduo merecesse ser elogiado o tempo todo.....(sic.......). Como assim ??????? (risos....................). É o egocentrismo elevado as alturas; e isto, para usar uma expressão de uma amiga; é negativo e pegajoso, sim "pegajoso".
Várias razões explicam isto. Não se trata de julgamento, muito menos de moralismo - longe disto; mas apenas de uma constatação que me causa um certo incomodo/estranhamento: O advento da internet - cada vez mais rápida e extensiva ao telefone celular e agora com os tablets, que quase toda criança e adolescente tem ; sendo assim novas práticas vão sendo incorporadas, como as selfs,(fotos, fotos, fotos de todos os modos),por exemplo. No mesmo instante que se tira a foto, ela já é postada nas redes sociais. Os programas de Reality Show; tipo Big Brother, criação inglesa, também colaborou sobremodo para a exposição de pessoas, peladas, semi-nuas, brigando, se beijando, se pegando, acordando de manhã, transando debaixo do edredon e por aí vaí...............................
Claro que dá audiencia; o público gosta, admira; é o voyerismo a sensualidade, a sexualidade, digamos full time; toma para si, e quer fazer igual e de fato faz o mesmo. O fato é que muitas destas vezes a super-exposição faz a pessoa conhecida e acaba dando certo; é o caso de muitos cantores e cantoras jovens de funk, de pop; que se fizeram a partir do youtube e facebook, simplesmente com uma câmera na mão é uma ideia na cabeça.Isto é fantástico.
O que para os que tem mais de 40 anos é algo novo. Para os adolescentes, dos 13 anos em diante e jovens com Vinte e poucos anos; é absolutamente natural; pois já nasceram em meio aos "gadjets" - aparelhos; não acho que isto seja nem melhor; nem pior, é diferente. E não tem jeito - ficar de fora é pura bobagem e literalmente um atraso.
Há que se conectar, fazer um up/grade.
Amauri da Silva/editor.