domingo, 16 de junho de 2013

INDIGNAR-SE SEMPRE.

Este movimento formado em São Paulo contra o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,00 para R$ 3,20, nos últimos dias; movimento que também surgiu em outras capitais do país, como Rio, Porto Alegre, é só a ponta do iceberg. Ha um descontentamento geral com o descaso em relação ao povo comum, em detrimento dos grandes privilégios de pequenos grupos e a constante concentração de renda gerenciada por poucos, No brasil na argentina, em países europeus e por aí vai...(em poucas palavras um estado que arrecada e não devolve). A grande imprensa por sua vez tem tratado os episódios como "Baderna e vandalismo"; não é nada disso: grandes movimentos de massa fogem mesmo ao controle; mesmo porque ainda não se sabe se existe uma liderança articulada deste movimento ou não; o estado com seus paladinos da ordem, ou seja a polícia trata-os com violência desmedida, no último dia 13/06, foram 14 jornalistas feridos com chutes, cacetetes e balas de borracha, (inclusive com gravidade),eles estavam trabalhando- pessoas que estavam em cafés da Av. Paulista, foram violentamente arrancados de suas mesas pela polícia.
O governador de são Paulo em reportagem televisiva, na sexta feira dia 14 disse, "A polícia trabalha dia e noite para proteger a população e garantir a segurança da população. " - será?, não é isto que a foto nos mostra.
O fato é que não podemos nos alienar.A propaganda do estado é sempre agigantada, hiperbólica, pintada com verniz. Na vida real as portas não estão abertas para todos. No Rio, índios foram retirados de terreno público para construção de estacionamento. O pão e o circo é oferecido para ludibriar os mais ingênuos, os (bobos alegres), para isto está aí a copa das confederações e daqui a pouco a copa do mundo, e daí, comprar camisa verde/amarela, soltar rojões, sorrir, chorar pela seleção. O que ganhamos com isto ?
A organização Transparência internacional listou 176 países e mediu o grau de corrupção de 0 a 100, o Brasil ficou com nota 43; ou seja é muito, é muito. Casos sabidos vem a tona, mas os recursos judiciais, e os amigos dos amigos salvam os amigos. Por estas e outras é preciso estar de olhos bem abertos e indignar-se sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário