Este é um livro que todos deveríamos ler ou ter lido aos 20 e poucos anos. É um clássico para se compreender o mundo, as relações de "poder" do estado, dos governos e patrões, instituições religiosas com segundas e terceiras intenções.
Escrito no interior da Inglaterra
no auge da "segunda grande guerra"; ao concluir o livro o jornalista e radialista Eric Arthur Blair, com psiodônimo George Orwel,(para fugir da perseguição, como muitos outros fizeram), nome pelo qual ficou mundialmente conhecido, se deu conta de publicá-lo seria uma tarefa quase impossível para o momento de medo e terror. Pois o pequeno livro escrito em forma de fábula; onde os porcos representam os líderes russos. Orwel que escreveu muito, tem outro livro muito conhecido, (1984-O grande irmão), morreu cedo aos 47 anos de idade, teve uma vida muito difícil economicamente, por rejeitar o sistema conservador e de interesses econômicos da época.
A frase TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS, foi adaptada pelos autores e pensadores da sociologia para: Todos os homens são iguais mas alguns são mais iguais que os outros", é perfeita para toda a vida em sociedade de todos os tempos.
Se não leu voce precisa ler essas 96 páginas, onde ovelhas, porcos cavalos, éguas e cachorros representam homens mulheres e crianças. UM LIVRO PODEROSO. Amauri da Silva/editor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário