terça-feira, 9 de julho de 2013

AMÉRICA LATINA ONTEM E HOJE.

PARA ANTONIO CALLADO NÃO É SÓ O BRASIL QUE NÃO TEM SOLUÇÃO, MAS SIM TODA A AMÉRICA LATINA.Neste feriado de 09/07/13, remechendo em minhas coisas, encontrei uma reportagem da revista Isto é-Senhor de Novembro de 1989, onde o escritor Antonio Callado descreve um "Triste Cenário", título da entrevista por Maurício Dias e Eduardo Fonseca. Leia um pequeno trecho da entrevista: Pergunta:Mas não há o jeitinho brasileiro ?
Resposta: É uma bobagem falar em jeitinho brasileiro. Jeitinho existe em todo país onde não há lei. Se a lei é uma coisa que o sujeito não entende, então ele começa a driblar. Vai dizer:"O doutor, espera aí, vamos dar um jeitinho". Onde existe lei não há "jeitinho". Há cadeia. Não adianta tentar aplicar o jeitinho na Alemanha. Mas não é uma característica só do Brasil. Na América Latina toda, na África, em qualquer lugar onde a Justiça não funciona direito ou onde as leis tenham sido feitas para não serem entendidas.
Lá se vão 24 anos, e o "Triste Cenário" permanece, ou será que não ?
Callado faleceu em 1997 no Rio de Janeiro aos 80 anos.
Para ilustrar bem este tema assista o filme 2 Coelhos, de 2012. Um filme muito dinâmico, jovem,com muitos efeitos especiais, e prepare-se MUITO violento; o que é triste é que descreve muito bem o Brasil atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário