terça-feira, 17 de abril de 2012

DE COSTAS PARA A FAMÍLIA.

Quando era criança, uma conversa recorrente de meus pais, das quais eu participava fazendo muitas perguntas, foi alí por volta dos dez anos. Na verdade eu ouvia, participava – mas não conseguia entender como um irmão pode ficar longe de outro ou das outras irmãs por cinco, oito, vinte anos. Minha mãe teve uma de suas irmãs, que saiu de casa, (zona rural do interior do Paraná), ainda jovem, em razão dos maus tratos de meu avo, que  discriminava e maltratava as filhas mulheres; a informação que se tinha é que ela teria fugido para a cidade de Santos.A esta altura já teriam se passado mais de 20 anos.
O tempo passou, fiquei adulto e bingo. Entendi aquele assunto que deixava o menino com a pulga atrás da orelha. Como sabemos os motivos não naturais que afastam irmãos de sangue, pais de filhos, ex-conjuges e até mesmo amigos/as de longa data, são os mais diversos possíveis: Mágoas por motivos passionais, crescimento social e econômico, desavenças familiares, dívidas não pagas, personalidade extremamente individualista, motivações religiosas radicais, o envolvimento trágico com drogas e álcool e tantos outros.
Com sorte e uma dose cavalar de empenho e humildade, este intrigante e doloroso quadro na vida das famílias e das pessoas pode ser mudado. As nódoas deixadas pela vida, serão limpas e as cicatrizes amenizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário