domingo, 13 de janeiro de 2013

LADO A LADO


A nova novela das 6:00 Lado a Lado,que está no ar; produzida pela rede Globo, tem sido um primor de produção, escrita por Claudia Lage e equipe, entre elas Luciane Reis como pesquisadora; a novela de época retrata o Brasil no início do séc. XX.
-Partindo do Rio de Janeiro, a capital da República, descreve-se  o ambiente do Brasil colonial, retrogrado, moralista, extremamente conservador. Só o homem branco tinha vez e voz, a ascensão social era algo impensável, ou extremamente difícil, Sr. Era Sr.; mulher era mulher; as mulheres eram seres de segunda categoria; negros e negras eram escória, (gentinha que nasceu para servir); ex-escravos , seus filhos e netos mesmo livres eram discriminados; iletrados e submetidos a toda sorte de exclusão e humilhação.
-A imoralidade era varrida para baixo do tapete, como as senhoras brancas prosmíscuas; os senhores que dormiam com as negras e faziam filhos e filhas mulatos; as moças solteiras que tinham filhos, eram escondidas, ou abortavam, e eram classificadas como perdidas. A luta das mulheres para serem respeitadas e terem o mínimo de reconhecimento e/ou liberdade, (representadas pela negra/mulata Izabel e pela branca Laura, filha de família de posses que não se enquadra na sua origem). Mas algumas vitórias são conquistadas alí, como a  Revolta da chibata, novembro de 1910; quando marinheiros negros se revoltam com as 250 chibatadas sofridas pelo marinheiro Marcelino Rodrigues. João Candido, o líder negro do movimento, ordena disparos de canhão a partir da baía da Guanabara, intimidando o então presidente Marechal Hermes da Fonseca que não tinha como lutar como os insurgentes. Suas reinvidicações  foram aceitas. Assim acabou-se as chibatadas nos marinheiros pardos e negros.O futebol, recém chegado da Europa era  esporte só para ricos e ainda assim considerado, coisa de vagabundo e sem futuro, assim como o samba, coisa de negro e a capoeira, coisa de negro e vagabundo, que inclusive dava cadeia.

Millôr Fernandes, falecido em março de 2012; com seu jeito sarcástico em entrevista acho  que para a revista Bravo, disse o seguinte: “Algumas pessoas tem o costume de enfeitar/endeusar certas épocas do passado....Vai lá pra ver, (risos...)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário